A Reposição Volumétrica é a técnica de adição de volume que pode ser facial ou corporal, devolvendo os ângulos e perfis da juventude em áreas que apresentem lipodistrofia (perda de gordura localizada).
A técnica faz analogia ao trabalho dos maquiadores que utilizam a luz e a sombra para trazer juventude a face.
A Reposição Volumétrica é utilizada para a correção de sulcos, rugas, cicatrizes e realces das regiões da face onde a luz deve incidir. Consiste na injeção de preenchedores sob a área da pele a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade .
A técnica pode ser realizada no consultório e é um procedimento rápido e na maioria das vezes não necessita nem mesmo de anestesia, apenas gelo local. Para pessoas mais sensíveis, se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos sob a forma de cremes aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento para atenuar a sensação da picada da agulha.
A Reposição Volumétrica pode ser utilizada para atenuar o sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca) aumento do perfil e volume dos lábios, realçe das maçãs do rosto, acentuação do ângulo mandibular, sulco lábio mentoniano (bigode chinês), em torno da boca (código de barra) e lipodistrofias corporais (perda de gordura localizada).
Utilizamos atualmente como fillers de eleição o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).
Preechedores com ácido hialurônico
O ácido hialurônico (Esthelis, Juvederm, Perfectha, Rennova, Restylane, Surgiderm, Teosyhal…) é considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido o filler mais utilizado.
Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme (segunda camada da pele), não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 12 a 18 meses, sendo necessária nova aplicação após este período.
Muito usado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, (não reticulada) para aplicação em rugas finas como aquelas ao redor dos olhos (pés de galinha) ou dos lábios (código de barras) e uma forma reticulada para uma aplicação mais profunda, como por exemplo, a recuperação dos contornos faciais.
Preechedores com estímulo à produção de colágeno
Uma outra linha de fillers busca o estímulo à produção de colágeno pelo organismo, que será o responsável pelo preenchimento das rugas. Entre eles estão o ácido polilático (Sculptra) e a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse).
Os dois produtos também tem sido utilizados para o preenchimento das mãos que com o envelhecimento perdem gordura deixando depressões entre os tendões dos dedos.